Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Cientistas desenvolvem acelerômetro que permite a navegação sem GPS

Compartilhe:
13104206733034-t1200x480

Se você já quis ir a algum lugar cujo caminho não conhecia muito bem, deve saber como o GPS é importante. Afinal, nada pior do que perder tempo procurando a direção correta, né? Acontece que, na verdade, o GPS não é muito confiável; caso aconteça algo com os satélites, por exemplo, a navegação deixaria de funcionar. Além disso, o sinal de satélite também está sujeito a interferências de prédios altos ou até mesmo imitado ou negado por fatores humanos.

Pensando em trazer um dispositivo que esteja menos exposto a estes tipos de interferências,  cientistas do Reino Unido criaram pela primeira vez um acelerômetro quântico que funciona perfeitamente sem o GPS ou qualquer outra tecnologia que dependa de satélites – com o grande diferencial de ser viável economicamente.

13104158967033

Os acelerômetros são dispositivos que medem a variação de velocidade de um objeto em relação ao tempo. Assim, este dispositivo funciona da mesma forma, mas o grande diferencial está na tecnologia utilizada em seu funcionamento: raios laser resfriam os átomos a temperaturas extremamente baixas e, em seguida, as propriedades quânticas destes átomos são medidas enquanto eles respondem a acelerações variadas. O que isso tudo significa? Na prática, um dispositivo com este funcionamento é muito mais confiável do que os acelerômetros convencionais por não depender da ajuda que vem lá do espaço, funcionando com grande precisão.

O recurso é bastante interessante, mas calma, ainda não é como se ele fosse aparecer nos próximos modelos de celulares ao invés dos acelerômetros atuais. Até o momento, este acelerômetro está disponível para navios, trens e outros veículos de grande porte onde o tamanho e força  de seus instrumentos não são tão limitados como nos de uso cotidiano.

 

Fonte :TecMundo

Deixe seu comentário:

Navegue

Ultimas da Big Gospel

Carregando ...

AS 4 da semana

#01: Danny Gokey
Musica: Hope in Front of Me
#02: Fernandinho
Musica: Deus Não Está Morto (God's Not Dead) |
#03: GABRIELA ROCHA
Musica: LUGAR SECRETO
#04: Adhemar de Campos
Musica: Tempo de Festa